Cadastre seu e-mail para receber as novidades desse blog. Você pode cancelar a qualquer momento.

Delivered by FeedBurner

Assista ao vídeo descritivo acima; depois clique na imagem abaixo para adquirir o seu GUIA PRÁTICO PARA PASSAR EM CONCURSO PÚBLICO EM UM ANO.

Google Website Translator

Postagem em destaque

Automação Residencial com arduíno

Já pensou em criar sua própria casa inteligente, com automações em todos os cômodos? Sem gastar muito? Sem ser um engenheiro ou algo parecid...

Pesquise nesse Blog e na WEB com o Google

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Microcontroladores

Os microcontroladores têm uma grande quantidade de utilidades. São pequenos processadores que utilizam o conceito de máquina de estados para controlar objetos. Por exemplo, podemos fazer um pequeno controlador para dois semáforos. Veja os esquemas:


Um microcontrolador simples para dois semáforos.

Esquema da máquina de estados.


Há dois sinais de entrada: clk (clock) e rst (reset). O clock é o sinal que faz com que o microcontrolador mude de estado, e deve ser gerado por outro circuito externo gerador de clock. O reset é o um sinal que faz o circuito voltar para o estado inicial e é utilizado quando o circuito é ligado (iniciado).
A caixa amarela no esquema contém a máquina de estados que envia os sinais corretos para a saída do controlador. Esses sinais devem ser interpretados por outro circuito que liga as luzes corretas nos dois semáforos.





Há ainda três portas lógicas do tipo "OU" que completam a lógica do circuito.
As saídas do microcontrolador são: count (contador), que informa em qual estado está o circuito, semaforo1 e semaforo2 que ligam as luzes corretas nos dois semáforos. Os esquemas acima foram criados no programa Quartus II. Abaixo está o resultado de uma simulação do circuito feita no mesmo programa:


Simulação. Observe que o sinal clk (clock) controla o circuito e o ativamento das luzes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário