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sábado, 10 de setembro de 2011

Aproximação por instrumentos no Flight Simulator


Introdução: Olá, meu nome é Robson, sou piloto virtual (Flight Simulator, F-16
Multirole Fighter, Mig 29 Fulcrum, A-10 Cuba, F-22 raptor). Nesse tutorial você
aprenderá a interpretar cartas de aproximação por instrumentos (IACs). Como exemplo
utilizarei a carta de aproximação ILS para a pista 6 do aeroporto Mac Arthur em Nova
York, EUA.


Interpretação:

Observe que você tem que saber rastrear cursos e radiais de estações de navegação aérea
VOR. Você não vai se tornar um especialista em aproximações por instrumento aqui,
mesmo porque há outros tipos de aproximação, como VOR, NDB e GPS, mas poderá,
por exemplo, fazer os vôos de checagem do Flight Simulator para receber os
certificados de piloto por instrumentos, piloto comercial e piloto de linha aérea.
Na carta acima há várias informações, como freqüência ATIS (boletim meteorológico),
freqüência da torre de controle, freqüência de solo, tipos de luzes da pista, elevação da
pista (TDZE) etc, mas vamos nos concentrar na aproximação em si. Há dois perfis de
aproximação, o horizontal e o vertical, devemos nos concentrar nos dois.
Nossa aproximação começa na estação de navegação VOR Calverton (freqüência
117.2). Devemos fazer uma órbita à esquerda nesse VOR enquanto esperamos nossa vez
de pousar no curso 265 graus, como mostra o perfil horizontal. A seguir voamos 21.5
milhas náuticas a 2000 pés na radial 249 graus de Calverton até o marcador externo
(Out Marker) do ILS (Sistema de pouso por instrumentos). Esse marcador é a estação de
navegação aérea NDB Lokks (freqüência 366). Quando sobrevoamos o marcador
externo uma luz azul acende no painel e um som é emitido. Ao chegarmos ao marcador
externo fazemos curva à esquerda para o rumo 239 graus. Logo em seguida fazemos
curva à esquerda para o rumo 194 graus e em seguida curva à direita para o rumo 14
graus. A seguir interceptamos o localizador do ILS e em seguida o glideslope (rampa de
descida para a pista). A freqüência do ILS é 108.3. Ao cruzarmos o marcador externo
novamente a altitude mínima é 1800 pés na configuração local de altímetro. O rumo da
pista é 59 graus. Com mais ou menos 1 milha náutica de distância já devemos estar
vendo a pista. Se isso não acontecer temos que arremeter subindo para 500 pés e em
seguida aproando o VOR Calverton enquanto continuamos a subir para 2000 pés.
Fazemos órbita em Calverton novamente.
Durante todo o processo devemos manter um raio de 10 milhas náuticas em relação ao
marcador externo Lokks. A altitude mínima de segurança (MSA-Minimum Safe
Altitude) é de 1900 pés num raio de 25 milhas náuticas de Lokks.
Não sou piloto real, mas pessoalmente acho que essa minha interpretação é 100%
condizente com a realidade.






Bons vôos para todos.

Robson Faria.

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