Cadastre seu e-mail para receber as novidades desse blog. Você pode cancelar a qualquer momento.

Delivered by FeedBurner

Assista ao vídeo descritivo acima; depois clique na imagem abaixo para adquirir o seu GUIA PRÁTICO PARA PASSAR EM CONCURSO PÚBLICO EM UM ANO.

Google Website Translator

Postagem em destaque

Automação Residencial com arduíno

Já pensou em criar sua própria casa inteligente, com automações em todos os cômodos? Sem gastar muito? Sem ser um engenheiro ou algo parecid...

Pesquise nesse Blog e na WEB com o Google

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

IAC Aracaju (Aeroporto Santa Maria)

Vamos interpretar a carta de aproximação por instrumentos (IAC) da pista 11 do aeroporto Santa Maria de Aracaju. Esta carta é real, fornecida pela Força Aérea Brasileira - Departamento de Controle do Espaço Aéreo - Serviço de Informação Aeronáutica, e pode ser utilizada no Flight Simulator.


Primeiramente vemos que o aeroporto Santa Maria não tem torre de controle nem boletim meteorológico (ATIS); o controle de Aracaju tem duas frequências (119.00 e 120.30) e o aeroporto fica quase ao nível do mar (23 pés).

A velocidade máxima na perna de afastamento para pouso é de 230 milhas náuticas por hora. A altitude mínima de segurança (MSA) é de 4000 pés entre os cursos 110 e 190 do VOR ARU e de 3000 pés nos outros cursos em um raio de 25 milhas náuticas. O VOR ARU de Aracaju tem a frequência 115.40 MHz e é a única estação de navegação aérea utilizada durante todo a navegação.

O procedimento de aproximação perdida é descrito na carta: subir para 3000 pés na radial 108 de ARU e após curvar a esquerda na proa do VOR para espera.





A espera é feira no VOR ARU com órbita para a direita, aproximação no curso 310 e afastamento no rumo 130. Lembrando que o aeroporto não tem torre e deve ser feita coordenação com outros pilotos. Após a espera voamos 10 milhas náuticas na radial 310 e viramos à esquerda para o curso 108. Esse é o curso que voamos até termos contato visual com a pista 11. A altitude mínima na espera é de 3000 pés (IAF). Devemos chegar no fixo GEDIS (início da aproximação final) a 2000 pés de altitude e no fixo ESDEP a 1600 pés. O MDA (Altitude Mínima de Descida) fica a 1.7 milha náutica do VOR ARU e nesse ponto devemos estar em 540 pés no mínimo e devemos estar vendo a pista. Se a pista não estiver à vista arremetemos.






A altitude de transição é de 4000 pés. Nesta altitude mudamos a configuração do altímetro para a configuração local informada pelo ATC. Voando a 130 milhas náuticas por hora, por exempo, devemos descer a 700 pés por minuto a partir de ESDEP, que é o fixo final de aproximação. Não é permitida aproximação circular. Na aproximação VOR-DME o teto que é a altitude das nuvens deve ser de no mínimo 600 pés.


Nenhum comentário:

Postar um comentário