Cadastre seu e-mail para receber as novidades desse blog. Você pode cancelar a qualquer momento.

Delivered by FeedBurner

Assista ao vídeo descritivo acima; depois clique na imagem abaixo para adquirir o seu GUIA PRÁTICO PARA PASSAR EM CONCURSO PÚBLICO EM UM ANO.

Google Website Translator

Postagem em destaque

Automação Residencial com arduíno

Já pensou em criar sua própria casa inteligente, com automações em todos os cômodos? Sem gastar muito? Sem ser um engenheiro ou algo parecid...

Pesquise nesse Blog e na WEB com o Google

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Clusters

Os clusters são as unidades básicas de alocação do disco rígido (memória secundária do computador). Mas você sabe por que os clusters são utilizados nos sistemas de arquivos da Microsoft? É simples, para aumentar a quantidade de dados que os sistemas de arquivos podem acessar no disco. Por exemplo: um sistema de arquivos de 32 bits pode acessar até 2³² posições de memória no HD. A placa dos discos rígidos, por sua vez, só acessa 512 bytes de dados por vez, ou seja, um setor por vez. Com isso ficariam 2³² x 512 bytes. Quando o Windows utiliza sistemas de arquivos com clusters de 4 kilobytes, por exemplo, o resultado é 2³² x 4 kilobytes. Portanto o Windows acessa mais dados do disco rígido.





Observe que o Windows só acessa quantidades inteiras de clusters, não acessa apenas uma parte dos clusters. Mesmo que um arquivo tenha apenas um byte de tamanho, ele ocupa um cluster inteiro. Com isso há esperdício de espaço em disco, o que não é importante devido ao tamanho dos HDs atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário