Cadastre seu e-mail para receber as novidades desse blog. Você pode cancelar a qualquer momento.

Delivered by FeedBurner

Assista ao vídeo descritivo acima; depois clique na imagem abaixo para adquirir o seu GUIA PRÁTICO PARA PASSAR EM CONCURSO PÚBLICO EM UM ANO.

Google Website Translator

Postagem em destaque

Automação Residencial com arduíno

Já pensou em criar sua própria casa inteligente, com automações em todos os cômodos? Sem gastar muito? Sem ser um engenheiro ou algo parecid...

Pesquise nesse Blog e na WEB com o Google

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Cavalos de Tróia

Os cavalos de tróia (trojan horses) são uma das principais ameaças da Internet atualmente. Eles são programas que se instalam no computador da vítima e dão acesso total ao hacker; são os chamados Malwares. Funcionam da seguinte maneira: o hacker envia um e-mail para a vítima com o programa espião e uma mensagem falsa que induz o usuário a instalar o trojan sem perceber, principalmente usuários inexperientes, ou a pessoa copia o mesmo de sites. A partir daí o programa se infiltra no sistema operacional e passa a enviar um e-mail para o hacker toda vez que a vítima se conecta. Este e-mail tem informações como o número IP da vítima, a senha para se conectar ao servidor do trojan etc. Com essas informações o hacker tem acesso total a máquina infectada. Ele pode, por exemplo, ver todos os arquivos do computador, copiá-los, enviar arquivos para a vítima, manipular o registro do Windows, danificar o sistema, ver a tela do computador como se estivesse lá, ver a imagem da webcam, ver tudo que é digitado, entre outras coisas, como desativar recursos do Windows.





Alguns trojans fazem conexão reversa, ou seja, se conectam imediatamente ao computador do hacker sempre que a vítima está on-line. Se a conexão for permanente, o hacker entra no computador a hora que quer. Alguns ainda permitem que o hacker modifique o servidor que já tá instalado na vítima ou ainda que ele elimine o mesmo, não deixando pistas praticamente.
Muitos hackers conseguem manipular os trojans de tal modo que eles passam a ser indetectáveis pelos antivírus. Isso ocorre porque o programa antivírus só detecta os vírus que ele conhece, que estão em seu banco de dados. Se o trojan tá modificado e tem uma assinatura diferente, conseqüentemente passa desapercebido pelo AV.
Por aí dá para ver a importância de se ter um programa Firewall e um antivírus atualizado no computador. Não podemos correr o risco de termos dados roubados ou o sistema danificado, isso sem falar em vírus, em ataques manuais etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário