Cadastre seu e-mail para receber as novidades desse blog. Você pode cancelar a qualquer momento.

Delivered by FeedBurner

Assista ao vídeo descritivo acima; depois clique na imagem abaixo para adquirir o seu GUIA PRÁTICO PARA PASSAR EM CONCURSO PÚBLICO EM UM ANO.

Google Website Translator

Postagem em destaque

Automação Residencial com arduíno

Já pensou em criar sua própria casa inteligente, com automações em todos os cômodos? Sem gastar muito? Sem ser um engenheiro ou algo parecid...

Pesquise nesse Blog e na WEB com o Google

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Segurança no Windows 10

Os recursos de segurança do Windows 10 e antecessores são muito bons. Entre eles estão a criação de contas de usuários com senhas e diferentes níveis de permissão de acesso ao sistema, a criptografia de arquivos com certificados digitais e um agente padrão de recuperação de dados, a atribuição de direitos de usuários, a auditoria de sistema, as permissões de acesso NTFS e o compartilhamento NTFS. Alguns desses recursos só existem graças ao sistema de arquivos NTFS (New Technology File System) versão 5. Esse sistema além de apresentar ótimos recursos de segurança, apresenta clusters de 512 bytes, ou seja, os próprios setores do HD, o que praticamente elimina o desperdício de espaço em disco. O sistema FAT32 é especialista em jogar espaço fora. Tudo se baseia nas contas de usuário. Elas não permitem apenas que cada usuário do computador tenha as suas próprias configurações de área de trabalho. Através dessas contas o administrador do sistema pode atribuir direitos aos usuários, como por exemplo, fazer alterações de hardware e software, acessar determinados arquivos e programas etc. Quando o usuário clica em seu nome, ele está se identificando para o Windows, que por sua vez sabe quais são as permissões do mesmo. Cada conta de usuário tem o seu próprio certificado digital de criptografia de dados, ou seja, só o usuário que criptografou determinado arquivo tem acesso a esse arquivo. 





O agente padrão de recuperação, ou seja, o administrador, tem acesso a todos os certificados digitais dos usuários. O compartilhamento NTFS só funciona em rede. O administrador da mesma é quem diz o que cada estação de trabalho pode acessar, listar, executar etc, através do domínio. Por último temos a auditoria do sistema, que permite, por exemplo, saber quando um arquivo foi acessado e por qual usuário, quando um usuário fez logon, entre outras coisas. No nível das contas de usuário temos opções como bloqueá-las após um determinado número de senhas inválidas digitadas, exigir a troca das senhas após um certo tempo, só aceitar senhas com auto grau de complexidade etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário