Como pousar utilizando o piloto automático.
Se você ainda não tem um joystick, mas faz os seus vôos virtuais com o Flight Simulator, sabe como é difícil pousar os jatos usando o teclado. Normalmente você pousa uns quinze metros fora da pista, todo torto, não é? Pois bem, a partir de agora você vai saber como fazer pousos profissionais mesmo sem um joystick, utilizando o piloto automático. Lembre-se que para fazer pousos utilizando o piloto automático é necessário que a pista do aeroporto tenha o ILS (Sistema de Pouso por Instrumentos). Se o aeroporto não tiver este sistema, não dá para pousar. Para fazer viagens para aeroportos sem esse recurso, você tem que comprar um manche.
Vamos lá. Mãos a obra.
A primeira coisa a fazer é anotar a freqüência de ILS e o rumo da pista que você ira pousar. É possível fazer isso quando você está criando o plano de vôo. É só clicar no aeroporto no mapa que aparece, que todas as informações sobre o mesmo são mostradas. O plano de vôo para jatos (Boeing 737-747-777; Learjet) na realidade é obrigatoriamente IFR. Faça como na vida real, e escolha vôo IFR. Para os novatos, vôo IFR é um vôo totalmente controlado por radar. O piloto, no caso você, é orientado o tempo inteiro por vários controladores em vários centros de controle de vôo diferentes, desde quando você liga os motores e solicita reboque, até o momento que você chega no aeroporto de destino e estaciona no estacionamento ou portões. IFR (Instrument Flight Rules – Regras de Vôo por Instrumentos). O vôo sendo IFR, você pode passar por nuvens, pode voar com pouca visibilidade etc. O cruzeiro é feito todo em piloto automático, afinal você não vai ficar a viagem toda pilotando manualmente, mantendo altitude e velocidade constantes. O vôo sendo por instrumentos (IFR), ao chegar o final do cruzeiro, o controlador responsável por você mandará descer para uma determinada altitude. Nesse momento você deve manter o piloto automático ativo. Desça utilizando o estabilizador de altitude. Se receber ordens para virar para algum rumo, (na maioria das vezes isso acontece), vire utilizando o controle de direção (HDG). Observe que os controladores mandam sintonizar em novas freqüências. Isso ocorre porque cada centro de controle de vôo controla o tráfego aéreo em uma determinada área. Quando o seu avião sai da área do centro de controle atual, os controladores mandam você sintonizar a freqüência do próximo, e assim por diante. Você vai sendo passado de um centro para o outro e a responsabilidade por você também. Vá só seguindo as ordens. Os controladores vão colocar você na posição e rumo corretos para a interceptação do ILS, e vão dá autorização para isso. Quando estiver próximo de interceptar o localizador, com a freqüência já sintonizada no NAV 1, o rumo já ajustado no course e com a configuração de pouso, acione o estabilizador de aproximação. Em determinado momento, quando o avião estiver na altitude correta de aproximação, o estabilizador de altitude se desativa e o avião começa a descer com a razão correta. Se não receber permissão para pouso, desative a aproximação e siga as ordens dos controladores, eles colocarão você de novo na aproximação da pista. Se receber permissão, deixe a aproximação ligada até o último momento. Quando estiver quase tocando a pista desative o estabilizador de aproximação, com isso o nivelador das asas se ativa automaticamente para não deixar o avião se desviar do rumo correto. Daí é só utilizar os profundores e tocar suavemente a pista, primeiro com as rodas de traz e depois com as da frente. Para frear o avião rapidamente após o pouso, ative os freios automáticos antes disso, o do trem de pouso e o aerodinâmico. Tome cuidado para não frear rápido demais. Um bom pouso é aquele totalmente perfeito, da aproximação ao toque na pista, isto inclui, é claro, suavidade. Pronto. Você executou um pouso perfeito, profissional. Parabéns.
Se você ainda não tem um joystick, mas faz os seus vôos virtuais com o Flight Simulator, sabe como é difícil pousar os jatos usando o teclado. Normalmente você pousa uns quinze metros fora da pista, todo torto, não é? Pois bem, a partir de agora você vai saber como fazer pousos profissionais mesmo sem um joystick, utilizando o piloto automático. Lembre-se que para fazer pousos utilizando o piloto automático é necessário que a pista do aeroporto tenha o ILS (Sistema de Pouso por Instrumentos). Se o aeroporto não tiver este sistema, não dá para pousar. Para fazer viagens para aeroportos sem esse recurso, você tem que comprar um manche.
Vamos lá. Mãos a obra.
A primeira coisa a fazer é anotar a freqüência de ILS e o rumo da pista que você ira pousar. É possível fazer isso quando você está criando o plano de vôo. É só clicar no aeroporto no mapa que aparece, que todas as informações sobre o mesmo são mostradas. O plano de vôo para jatos (Boeing 737-747-777; Learjet) na realidade é obrigatoriamente IFR. Faça como na vida real, e escolha vôo IFR. Para os novatos, vôo IFR é um vôo totalmente controlado por radar. O piloto, no caso você, é orientado o tempo inteiro por vários controladores em vários centros de controle de vôo diferentes, desde quando você liga os motores e solicita reboque, até o momento que você chega no aeroporto de destino e estaciona no estacionamento ou portões. IFR (Instrument Flight Rules – Regras de Vôo por Instrumentos). O vôo sendo IFR, você pode passar por nuvens, pode voar com pouca visibilidade etc. O cruzeiro é feito todo em piloto automático, afinal você não vai ficar a viagem toda pilotando manualmente, mantendo altitude e velocidade constantes. O vôo sendo por instrumentos (IFR), ao chegar o final do cruzeiro, o controlador responsável por você mandará descer para uma determinada altitude. Nesse momento você deve manter o piloto automático ativo. Desça utilizando o estabilizador de altitude. Se receber ordens para virar para algum rumo, (na maioria das vezes isso acontece), vire utilizando o controle de direção (HDG). Observe que os controladores mandam sintonizar em novas freqüências. Isso ocorre porque cada centro de controle de vôo controla o tráfego aéreo em uma determinada área. Quando o seu avião sai da área do centro de controle atual, os controladores mandam você sintonizar a freqüência do próximo, e assim por diante. Você vai sendo passado de um centro para o outro e a responsabilidade por você também. Vá só seguindo as ordens. Os controladores vão colocar você na posição e rumo corretos para a interceptação do ILS, e vão dá autorização para isso. Quando estiver próximo de interceptar o localizador, com a freqüência já sintonizada no NAV 1, o rumo já ajustado no course e com a configuração de pouso, acione o estabilizador de aproximação. Em determinado momento, quando o avião estiver na altitude correta de aproximação, o estabilizador de altitude se desativa e o avião começa a descer com a razão correta. Se não receber permissão para pouso, desative a aproximação e siga as ordens dos controladores, eles colocarão você de novo na aproximação da pista. Se receber permissão, deixe a aproximação ligada até o último momento. Quando estiver quase tocando a pista desative o estabilizador de aproximação, com isso o nivelador das asas se ativa automaticamente para não deixar o avião se desviar do rumo correto. Daí é só utilizar os profundores e tocar suavemente a pista, primeiro com as rodas de traz e depois com as da frente. Para frear o avião rapidamente após o pouso, ative os freios automáticos antes disso, o do trem de pouso e o aerodinâmico. Tome cuidado para não frear rápido demais. Um bom pouso é aquele totalmente perfeito, da aproximação ao toque na pista, isto inclui, é claro, suavidade. Pronto. Você executou um pouso perfeito, profissional. Parabéns.
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